domingo, 16 de novembro de 2008

Leiam: 1984, George Orwell

O livro em 1984, George Orwell, fala da transformação da realidade em forma de um romance com ficcção. É inspirado na opressão dos regimes totalitários das décadas de 30 e 40 (foi escrito em 1948, porém, para vender mais os donos das gráficas convenceram o autor a mudar o título do livro, invertendo para 1984).
O livro tem por objetivo oculto criticar o stanilismo e o nazismo, e a nivelação da sociedade, a redução do indivíduo em peça para servir ao estado e ao mercado. Isso é feito através do controle total da sociedade, incluindo a repressão ao pensamento e a redução do idioma. Winstom Smith, protagonista, é um cidadão que, assim como os demais, é vigiado pelas teletelas (espelhos que captam a voz e imagem do local e, ao mesmo tempo, emite as notícias e diretrizes do partido único).
É vital para os estudantes de humanas, pois sua leitura permite fazer um paralelo com os regimes totalitários que assolaram a Europa no período de 30 e 40. Levaria aos educandos uma reflexão a cerca do período de insatisfação da sociedade.

Por Paulo Matiuzzi