quarta-feira, 11 de maio de 2011

5ª Série - Texto Complementar (Pequena História dos Mapas, Rosa dos Ventos e Coordenas Geográficas)

TEXTO COMPLEMENTAR PARA AS ATIVIDADES DO VOLUME 2 – PROFESSOR PAULO (GEOGRAFIA)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM I – Momentos da História dos Mapas

O mapa mais antigo que sem tem notícia é de origem babilônica. Trata-se de um tablete de argila cozido e que contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates. Não se sabe, ao certo, a sua idade. Calculam os entendidos entre 2400 e 2200 anos antes da era cristã, havendo quem assegure que se origina de 3800 anos. (Oliveira, C., 1993a)

Desde os tempos mais remotos da história humana, os mais diversos povos buscaram representar graficamente o mundo que conheciam, produzindo mapas utilizados para localizar os fenômenos que consideravam importantes.
Assim, desde os primórdios, os mapas foram uma representação seletiva da realidade, ou seja, em um mapa são apenas registrados os fenômenos que interessam para quem o fez. Alguns exemplos de mapas antigos:
• Os povos indígenas da América do Norte desenhavam em peles de animais ou em cascas de árvores uma espécie de zoneamento do território no qual viviam, identificando as áreas de pesca, de caça e de coleta de alimentos.
• Os povos nômades que viviam em deslocamento pelo Deserto do Saara, como os tuaregues, costumavam gravar nas pedras constantes rotas.

Enfim, poderíamos citar vários exemplos. Atualmente, os mapas são bem diferentes dos antigos, já que eles foram aperfeiçoados graças às técnicas desenvolvidas e as novas tecnologias. Usamos hoje para fazer mapas imagens de satélites, fotografias aéreas e outros mais recursos criados pelo homem.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II – A Rosa dos Ventos e os movimentos da Terra

Atualmente, sabemos que o Sol é o centro do Sistema Solar e que o nosso planeta e os demais giram em torno dele, mas muitos povos e civilizações antigos acreditavam que a Terra era o centro do Universo e que o Sol girava em torno dela. Diziam isso, pois quem está observando o Sol tem a impressão que é ele que está girando em torno do nosso planeta, chamamos isso de movimento aparente do Sol.

Movimentos da Terra
• Translação: é o movimento elíptico que a Terra faz em torno do Sol e dura 365 dias e 6 horas. Junto com o grau de inclinação do planeta é responsável pelas estações do ano.
• Rotação: é o movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo e dura aproximadamente 24 horas. É responsável pelo dia e noite.

Rosa dos Ventos
Entre outras coisas, os mapas servem para definir a posição dos lugares na superfície da Terra. Para definir a posição relativa de um lugar em relação ao outro, é preciso usar referências. Usa-se para isso a Rosa dos Ventos que possui 4 pontos cardeais que são: Norte, Sul, Leste e Oeste. Também existem os colaterais que são: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III – As Coordenadas Geográficas

É um conjunto de linhas imaginárias que servem para localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre. Essas linhas são os paralelos e os meridianos.

• Paralelos: são traçados paralelamente na horizontal a linha do Equador tanto para norte quanto para sul. É por meio deles que se determina a latitude de um lugar.
• Meridianos: são traçados paralelamente na vertical ao meridiano de Greenwich para leste e oeste. É por meio deles que se determina a longitude de um lugar.

terça-feira, 10 de maio de 2011

7ª série - Sol: fonte de vida (trecho sobre a fotossíntese)

TEXTO COMPLEMENTAR PARA O VOLUME 2 DO CADERNO DO ALUNO

Material extraído do livro Leituras de Física (USP) - P. 22
GREF - Grupo de Reelaboração de Ensino de Física